Geladeira: Saiba como organizar os alimentos para manter a dieta

A organização dos alimentos na geladeira ajudam a manter a dieta mais saudável.

25/11/2018 15:41 Atualizado em 25/11/2018 15:42

Contar com uma geladeira organizada pode fazer toda a diferença e ajudar muito em sua dieta. As pessoas normalmente abrem a geladeira em busca de algo para comer, e recorrem muitas vezes a alternativas mais calóricas, o que poderá até mesmo comprometer de forma significativa a alimentação. Levando isto em conta, é fundamental saber como organizar a mesma para não cair na tentação.

Alimentos mais calóricos precisam ser guardados em potes fechados e não transparentes para que estes não fiquem visíveis, além de tudo isto eles precisam ser colocados em prateleiras inferiores ou atrás dos alimentos mais saudáveis, sempre em pequenas quantidades para inibir o consumo, como mostrou especialistas no assunto.

Dicas para organizar melhor os alimentos

Frutas e verduras poderão ser consumidas a qualquer hora, uma boa alternativa é a colocar em pequenas quantidades em potes que são transparentes para ficarem bem visíveis e acima de tudo facilitar na hora que a pessoa abrir a geladeira na busca de alguma coisa para comer.

Conforme especialistas, outra possibilidade interessante é que as hortaliças e verduras que ainda não foram cortadas, poderão ser guardadas na gaveta mais baixa. No caso dos alimentos serem cortados, poderão ser guardados nos potes e colocados em prateleiras acima da gaveta por exemplo.

Frutas por exemplo, também deverão ficar na parte de baixo da geladeira, onde as temperaturas não são tão frias. Muitos refrigerantes possuem gavetas específicas para se utilizar com frutas.

A proteção de alimentos dentro de recipientes é um dos passos mais importantes para os manter conservados. Com isto o acondicionamento dos potes plásticos e em saquinhos por exemplo, evita que os resíduos possam sujar o refrigerador e impedir com isto a propagação dos odores e facilitando a transmissão térmica, deixando assim o alimento resfriado bem como preservado.

A geladeira precisa ser preservada

É fundamental que a própria geladeira seja devidamente preservada, e para que isso possa acontecer, a pessoa precisa evitar guardar os alimentos quentes e abrir a porta por diversas vezes e por longos períodos ao longo de todo o dia. Tudo isto garante uma eficiência do refrigerador e ajudam a economizar energia, a disposição devidamente adequada dos alimentos também auxilia na contribuição para circulação do ar, mantendo assim a temperatura de forma correta bem como uniforme dentro da geladeira.

Uma dica interessante que merece ser citada é que a porta da geladeira é a região que mais sofre variação de temperatura. As bebidas e produtos embalados poderão ser colocados nesse local, mas porém, produtos perecíveis e frescos precisam ser guardados nas prateleiras superiores, estas que possuem uma temperatura mais baixa. Os ovos, pães, caso a pessoa goste de os colocar na geladeira, poderão ser guardados também em prateleiras.

Para que se evite os exageros e excessos, uma boa dica é procurar montar sugestões de cardápios antes de ir ao mercado fazer compras para abastecer a casa. Desta forma a pessoa poderá comprar os itens em quantidades suficientes para que sejam consumidos rapidamente, sem encher a geladeira de forma desnecessária.