Como fazer uma alimentação saudável para emagrecer

Para emagrecer existem diversas maneiras, e a reeducação alimentar é uma boa alternativa.

24/11/2018 15:41 Atualizado em 24/11/2018 15:42

A melhor forma de emagrecer sem ter riscos de engordar novamente é através de uma reeducação alimentar, desta forma é possível comer de tudo, mas na medida certa, sem que tenha de recorrer a remédios para emagrecer, ou mesmo cirurgia, alcançando assim resultados definitivos.

O processo de reeducação alimentar é sem dúvida alguma a melhor alternativa para emagrecer com saúde e principalmente para sempre, e consiste basicamente em comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos, refrigerantes, sanduíches e comidas pesadas, entre elas feijoadas, frituras e lasanhas por exemplo.

Confira logo em seguida algumas dicas para realizar uma boa reeducação alimentar.

Consuma no mínimo dois litros de água por dia

Hidratar o organismo com água é muito importante já que a água não conta com calorias e limpa as toxinas do corpo, facilitando desta forma a desintoxicação. O interessante é que se consuma de 1,5 a 2 litros de água, mas se você conta com alguma dificuldade de consumir água, é interessante colocar um pedacinho de gengibre ou espremer meio limão em uma garrafa de água gelada e vá bebendo vários goles durante o dia.

Outra possibilidade interessante para que possa ingerir mais líquidos é consumir chá sem açúcar, mas nunca tomar sucos que sejam industrializados, refrigerantes ou mesmo sucos naturais com açúcares já que eles fornecem energia extra, mas acabam desidratando o organismo.

Procure se alimentar de três em três horas

O ato de comer a cada três horas é ideal já que assim o nível de glicose do organismo é mais estável e você acaba sentindo menos fome e consegue de vez se concentrar melhor na escola ou mesmo no trabalho. Para que possa conseguir comer a cada três horas, é interessante se consumir uma menor quantidade de alimentos em cada uma das refeições, estas que devem ser compostas de café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e a ceia.

Se por algum motivo você achar que não consegue fazer os lanches, experimente comer menos no café da manhã e no almoço, e se tiver dificuldades em tomar café da manhã, é a hora de experimentar comer menos durante o jantar bem como na ceia.

Procure reeducar seu paladar

Para que possa escolher melhor os seus alimentos, você precisa reeducar o seu paladar. Alguns alimentos como por exemplo saladas, sopas e legumes cozidos deverão passar a ter muito mais sabor quando você deixar de comer alimentos industrializados que estiverem cheios de aromatizantes, bem como intensificantes de sabor.

Se por algum motivo você não gostar de algum alimento, e sabe que ele é importante para a saúde pois conta com muitas vitaminas, e menos calorias, é interessante o experimentar várias vezes, de formas diferentes. O ato de cozinhar legumes com uma folhinha de louro por exemplo, temperado com um dente de alho esmagado em sopas, poderá gerar um sabor muito mais interessante, e que facilita seu consumo.