4 alimentos que ajudam a desinchar

A inclusão de muitos alimentos no cardápio pode ajudar você a parar de ter situações de inchaço em seu corpo.

22/11/2018 15:41 Atualizado em 22/11/2018 15:42

Muitas vezes, quando seu estômago fica pesado, a calça parece muitas vezes estar apertada e até mesmo a respiração fica um pouco diferente. Estas sensações incômodas são conhecidas como inchaços, e esse é um problema comum, que é resultante de maus hábitos alimentares.

Um dos maiores causadores do inchaço temporário são os alimentos ricos em sódio, e por isso se você estiver querendo fugir desse incômodo, é fundamental deixar de consumir embutidos, entre eles salames, mortadelas, presuntos, entre outros alimentos. Os queijos amarelos, os enlatados e as reparações temperadas excessivamente com sal devem ser eliminadas da alimentação.

Este tipo de problema poderá acontecer em consequência de retenção dos líquidos, provocado pelo acúmulo excessivo de água no organismo, o que acaba levando ao inchaço em especial na arriga, nos pés, nas mãos, coxas, tornozelos e mamas. Apesar disto, a rapidez de resultados pode depender de cada organismo, e por este motivo é fundamental que se mantenha uma alimentação saudável todos os dias.

Conheça alguns alimentos que podem ajudar você a resolver este problema.

A melancia e o melão

Saiba que a melancia e o melão possuem uma fama injusta de serem indigestos, em contrapartida, tudo dependerá do organismo de cada indivíduo. Na verdade, a digestão da melancia é fácil, já que poderá ser basicamente composta de água, ambas as frutas são ricas em fibras, e em água, o que auxilia a desinchar o corpo, e limpar o nosso organismo sempre que for necessário.

Tanto a melancia como o melão fazem parte da mesma família, as cucurbitáceas. Estas que são conhecidas popularmente por efeitos diuréticos, e por este motivo, teoricamente poderiam ajudar a eliminar os líquidos.

Conforme nutricionistas, as duas frutas riquíssimas em água, assim que se aumente a hidratação dos indivíduos, se aumenta ainda a sua excreção e o bom funcionamento de rins.

Os iogurtes

Este é um alimento que além de delicioso, possui uma série de benefícios para a saúde. Com isto, o alimento é rico em probióticos, e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. O consumo de forma regular do alimento, pode auxiliar na diminuição das chances de sofrer de prisão de ventre, e ainda outras complicações que sejam decorrentes da digestão.

O controle da função intestinal passa pelo equilíbrio de bactérias que nele habitam. O desequilíbrio existente entre elas é chamado de disbiose, e acaba levando as alterações imunológicas e inflamatórias que geram os sintomas relacionados ao trânsito intestinal, como por exemplo as diarreias ou constipações, dores abdominais e flatulência.

O Gengibre

Esta raiz apresenta uma série de benefícios para a saúde, conta com ação bactericida, e é desintoxicante, e ainda acaba por melhorar o desempenho do sistema digestivo, respiratório e também circulatório. É bastante conhecido por sua ação termogênica, o que poderá ter a capacidade de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura do corpo.

O gengibre ainda é mais reconhecido por conta dos seus efeitos anti-inflamatórios e também digestivos. Por este motivo, poderá ajudar a diminuir a percepção do estômago estufado, com a utilização crônica poderá auxiliar na diminuição do inchaço do organismo, este provocado por reações inflamatórias.

O chá de hibisco

A aposta nesta bebida é uma ótima escolha, o chá de hibisco conta com muitas substâncias antioxidantes, como por exemplo os flavonoides, em especial as antocianinas, que ajudam a evitar o acúmulo das gorduras. Conforme especialistas, beber chá de hibisco após as refeição irá ajudar a reduzir a absorção dos carboidratos, o que de forma gradual deve levar a perda de peso.